Enfoque familiar e comunitário da Atenção Primária à Saúde a pessoas com Hipertensão Arterial

Autores

Palavras-chave:

Hipertensão arterial, Atenção Primária à Saúde, Avaliação de serviços de Saúde, Família, Integração Comunitária

Resumo

A hipertensão arterial é uma morbidade crônica, de alta prevalência no mundo. Nesse prisma, é importante conhecer o impacto da assistência prestada pelos profissionais, no contexto da Atenção Primária a Saúde, para compreensão e formulação de novas estratégias de atendimento. Este estudo objetivou analisar o enfoque familiar e comunitário da Atenção Primária à Saúde de pessoas com hipertensão arterial. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 417 pessoas em tratamento da hipertensão arterial de 34 Unidades Básicas de Saúde do município de Maringá, localizado no noroeste do estado do Paraná, Brasil. Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2016, utilizando instrumento adaptado e validado, que aborda atributos da Atenção Primária à Saúde, sendo utilizado neste estudo o atributo enfoque familiar e comunitário. Para tratamento das variáveis, foi utilizada análise inferencial. Foi possível observar que os atributos referentes ao envolvimento familiar no tratamento, incentivo a participação social na comunidade e realização de educação em saúde foram os quesitos com pior avaliação, sendo representado estatisticamente por pessoas com controle pressórico inadequado. Conclui-se que a atenção quanto ao enfoque familiar e comunitário possui fragilidades e que necessitam ser reavaliadas, integrando a família e a comunidade no tratamento de pessoas com hipertensão arterial.

Biografia do Autor

Fernanda Gatez Trevisan, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Enfermeira. Mestranda. Universidade Estadual de Maringá – UEM. Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Maringá (PR), Brasil. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-7082-6949. E-mail: fer.gatez@gmail.com.

Vanessa Aparecida Martins Mezzavila, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Enfermeira. Mestranda. Universidade Estadual de Maringá – UEM. Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Maringá (PR), Brasil. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-8163-7908. E-mail: vanessamartin@884gmail.com.

Anderson da Silva Rêgo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Enfermeiro. Doutorando. Universidade Estadual de Maringá – UEM. Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Maringá (PR), Brasil. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-0988-5728. E-mail: anderson.dsre@hotmail.com.

Maria Aparecida Salci

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá – UEM. Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Maringá (PR), Brasil. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-6386-1962. E-mail: masalci@uem.br

Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Universidade Estadual de Maringá – UEM. Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Maringá (PR), Brasil. ORCID ID:  https://orcid.org/0000-0001-9825-3062. E-mail: kikanovic2010@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-05-07

Como Citar

1.
Trevisan FG, Mezzavila VAM, Rêgo A da S, Salci MA, Radovanovic CAT. Enfoque familiar e comunitário da Atenção Primária à Saúde a pessoas com Hipertensão Arterial. Saúde debate [Internet]. 7º de maio de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];43(121 abr-jun):489-502. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/1449

Edição

Seção

Artigo Original