O primeiro Curso Aberto, On-line e Massivo (Mooc) sobre Covid-19 e iniquidades no Brasil: potências da saúde coletiva no enfrentamento da infodemia e das fake news
Palabras clave:
Covid-19. Iniquidade em saúde. Educação à distância. E-learning. Saúde pública.Resumen
A pandemia do novo coronavírus emergiu em momento de avanço do neoliberalismo, com o agravamento das desigualdades sociais, os poucos investimentos para a ciência, a expansão do negacionismo científico e a intensa produção de informações falsas (fake news). Os cursos on-line abertos e massivos (MOOC) têm sido utilizados como estratégia para a difusão científica e o enfrentamento da infodemia pois ampliam o acesso à informação e atingem um maior público. O objetivo do artigo é apresentar a idealização, a concepção e o desenvolvimento do primeiro MOOC no campo da Saúde Coletiva sobre a Covid-19 e iniquidades em saúde. Trata-se de um estudo descritivo sobre a ferramenta de ensino à distância. Durante os doze meses de oferta foram registradas 5.721 inscrições e 3.433 cursistas concluintes, com uma taxa de conclusão de 60%. O MOOC atuou de modo exitoso em um front de batalha de desentendimento, da infodemia e do embaralhamento de mentiras. Além disso, consolidou uma avaliação positiva de instituições, que passam por grave crise de confiança. Destaca-se a propriedade de difusão científica massiva e combate as fake news sobre a Covid-19 do primeiro curso MOOC do gênero no país.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Saúde em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.