O estudante de medicina e seu percurso acadêmico: uma análise de postagens sobre sofrimentos

Autores/as

  • Andréia Ferreira dos Santos Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) https://orcid.org/0000-0002-7908-0060
  • Lana Veras Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Palabras clave:

Educação médica. Redes sociais. Saúde mental.

Resumen

Em uma contemporaneidade que valoriza a felicidade performática e medicaliza a vida, a formação médica é disparadora de questões diversas. A vivência acadêmica, que já anuncia o futuro cotidiano profissional, é perpassada por exigências e comportamentos adoecedores, os quais comprometem a saúde dos estudantes como um todo. Nesse sentido buscou-se, por meio da análise de postagens públicas na rede social Instagram, de outubro de 2018 a abril de 2019, compreender as manifestações de sofrimento desses indivíduos a partir do que decidem expor à comunidade. Os resultados sinalizam para a naturalização da perda de qualidade de vida, a propagação de um discurso meritocrático de superação das adversidades, bem como o uso das redes sociais como estratégia de enfrentamento e pertença. Reforçam, além disso, a necessidade de se dar continuidade na investigação destes discursos, visto que anunciam um cenário que exige atenção.

Publicado

2022-06-06

Cómo citar

1.
Santos AF dos, Veras L. O estudante de medicina e seu percurso acadêmico: uma análise de postagens sobre sofrimentos. Saúde debate [Internet]. 6 de junio de 2022 [citado 22 de diciembre de 2024];45(130 jul-set):720-32. Disponible en: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/5549

Número

Sección

Artículo Original