As redes sociais de apoio para o Aleitamento Materno: uma pesquisa-ação

Autores/as

Palabras clave:

Saúde da Família, Aleitamento Materno, Rede Social

Resumen

As redes sociais podem ser consideradas teias de relações estabelecidas entre as pessoas e suas consequências, nos comportamentos individuais e coletivos. Os estudos sobre redes de apoio contribuem para desvendar a compreensão sobre as interações sociais, a formação de vínculos, as trocas e as reciprocidades, que fazem circular os bens simbólicos e materiais essenciais à constituição de laços sociais, capazes de fortalecer as práticas cotidianas. O artigo teve como objetivo analisar as redes sociais de apoio para o estimulo ao aleitamento e desenvolver ações para seu fortalecimento. Trata-se de uma pesquisa ação desenvolvida em quatro fases: exploratória, planejamento, ação e avaliação. Os dados foram coletados por entrevistas, diário de campo e grupo focal. Foram analisados pela técnica de analise temática de conteúdo. Os resultados, interpretados a partir de aportes sociológicos da teoria das redes sociais e da teoria da dádiva, revelaram que a família nuclear possui uma relação muito forte com as nutrizes, destacando o parceiro e a mãe como integrantes mais influentes na rede social das mesmas. As ações educativas realizadas se constituíram de três tipos de atividades que se complementaram: as visitas domiciliares, as rodas de conversas e a interação de um grupo virtual. 

Biografía del autor/a

Valeska Cahú Fonseca da Nóbrega, Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim (RN)

Mestre em Saúde da Família (RENASF/UFRN), Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim (RN).

Ricardo Henrique Vieira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Saúde da Família (RENASF/UFRN); Dentista da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (RN); Facilitador Pedagógico do Programa de Educação Permanente (PEPSUS/UFRN)

Aracelli Laise Tavares Mendonça Diniz, Prefeitura Municipal de Montada (PB)

Mestranda em Saúde da Família - RENASF/UFRN; Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Montada (PB).

Rosana Lúcia Alves de Vilar, UFRN

Doutora em Ciências Sociais (UFRN); Docente do Departamento de Enfermagem (UFRN) e do Mestrado Profissional em Saúde da Família no Nordeste (RENASF/UFRN)

Publicado

2022-05-07

Cómo citar

1.
Nóbrega VCF da, Melo RHV de, Diniz ALTM, Vilar RLA de. As redes sociais de apoio para o Aleitamento Materno: uma pesquisa-ação. Saúde debate [Internet]. 7 de mayo de 2022 [citado 22 de diciembre de 2024];43(121 abr-jun):429-40. Disponible en: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/1643

Número

Sección

Artículo Original