Centros de Atenção Psicossocial – álcool e drogas: perfil dos usuários

Autores/as

Palabras clave:

Saúde mental. Epidemiologia. Avaliação de serviços de saúde. Serviços de saúde mental. Transtornos relacionados ao uso de substâncias.

Resumen

O estudo objetivou descrever o perfil dos clientes em tratamento nos CAPSad da região do Triângulo Mineiro em Minas Gerais. Estudo tipo transversal, a amostra foi de 369 clientes em tratamento. Utilizou-se um instrumento contendo variáveis sociodemográficas e sobre o atendimento no CAPSad; substâncias psicoativas utilizadas ao longo da vida e no último mês; idade de uso inicial das substâncias psicoativas; internação e medicação decorrentes do uso; tempo e modalidade de tratamento. Realizou-se análise estatística descritiva e os testes t-Student, não paramétrico de Mann-Whitney, análise de variância paramétrica (ANOVA-F), de comparações múltiplas de Dunn. Verificou-se maiores percentuais de homens (80,5%), idade entre 41 e 60 anos (45,8%), sem companheiro(a) (55,2%), ensino fundamental incompleto (38,4%), desempregados (34,7%) e em tratamento entre 1 e 5 anos (62,9%). O álcool foi a substância mais utilizada ao longo da vida (89,7%) e no último mês (77,8%). Esse estudo reforça a necessidade de resgate da autonomia, reinserção social, trabalho com valor social, direitos de cidadania a partir de uma atenção especializada e individualizada. As redes sociais de apoio, a intersetorialidade e a articulação da Redes de Atenção Psicossocial devem ser a base da transformação para que essas questões se concretizem na prática assistencial.

Publicado

2022-05-07

Cómo citar

1.
Trevisan ER, Castro S de S. Centros de Atenção Psicossocial – álcool e drogas: perfil dos usuários. Saúde debate [Internet]. 7 de mayo de 2022 [citado 22 de diciembre de 2024];43(121 abr-jun):450-63. Disponible en: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/1405

Número

Sección

Artículo Original