O primeiro Curso Aberto, On-line e Massivo (Mooc) sobre Covid-19 e iniquidades no Brasil: potências da saúde coletiva no enfrentamento da infodemia e das fake news

Autores

  • Daniel Canavese de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0003-0110-5739
  • Tatiana Engel Gerhardt Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Covid-19. Iniquidade em saúde. Educação à distância. E-learning. Saúde pública.

Resumo

A pandemia do novo coronavírus emergiu em momento de avanço do neoliberalismo, com o agravamento das desigualdades sociais, os poucos investimentos para a ciência, a expansão do negacionismo científico e a intensa produção de informações falsas (fake news). Os cursos on-line abertos e massivos (MOOC) têm sido utilizados como estratégia para a difusão científica e o enfrentamento da infodemia pois ampliam o acesso à informação e atingem um maior público. O objetivo do artigo é apresentar a idealização, a concepção e o desenvolvimento do primeiro MOOC no campo da Saúde Coletiva sobre a Covid-19 e iniquidades em saúde. Trata-se de um estudo descritivo sobre a ferramenta de ensino à distância. Durante os doze meses de oferta foram registradas 5.721 inscrições e 3.433 cursistas concluintes, com uma taxa de conclusão de 60%. O MOOC atuou de modo exitoso em um front de batalha de desentendimento, da infodemia e do embaralhamento de mentiras. Além disso, consolidou uma avaliação positiva de instituições, que passam por grave crise de confiança. Destaca-se a propriedade de difusão científica massiva e combate as fake news sobre a Covid-19 do primeiro curso MOOC do gênero no país.

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Publicado

2022-07-06

Como Citar

1.
Oliveira DC de, Gerhardt TE. O primeiro Curso Aberto, On-line e Massivo (Mooc) sobre Covid-19 e iniquidades no Brasil: potências da saúde coletiva no enfrentamento da infodemia e das fake news. Saúde debate [Internet]. 6º de julho de 2022 [citado 16º de abril de 2024];46(especial 1 mar):105-18. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/5857