Gestão participativa na Estratégia Saúde da Família: reorientação da demanda à luz do Método Paideia

Autores

  • Mykaelly Pereira Clemente Universidade Regional do Cariri (Urca)
  • Antônio Germane Alves Pinto Universidade Regional do Cariri (Urca)
  • Álissan Karine Lima Martins Universidade Regional do Cariri (Urca)

Palavras-chave:

Estratégia Saúde da Família. Gestão em saúde. Necessidades e demandas de serviços de saúde. Participação da comunidade.

Resumo

Objetivou-se descrever a construção de um plano de ação de corresponsabilização entre gestores, profissionais e usuários, para a reorientação da demanda espontânea em uma Unidade de Saúde da Família, por meio de ferramentas de gestão participativa. Tratou-se de um estudo intervencionista do tipo pesquisa-ação, realizado com uma equipe de Estratégia Saúde da Família do município de Petrolina
(PE). Participaram do estudo 11 sujeitos, selecionados pela técnica de amostragem da representatividade
qualitativa, sendo 3 gestores da atenção básica do município, 4 profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família envolvida no estudo e 4 líderes comunitários, representantes dos usuários. O referencial teórico adotado para a análise da intervenção foi o método de análise e cogestão de coletivos, o Método Paideia. O estudo evidenciou o despreparo dos coletivos para atuarem na gestão participativa, ao tempo que revelou que as possibilidades de reestruturação dos serviços são otimizadas quando pensadas de maneira democrática e corresponsável. Considerou-se que as principais contribuições deste estudo foram a sensibilização e a mobilização dos sujeitos para atuarem de maneira participante no planejamento e na gestão dos problemas de saúde. 

Publicado

2022-06-05

Como Citar

1.
Clemente MP, Pinto AGA, Martins Álissan KL. Gestão participativa na Estratégia Saúde da Família: reorientação da demanda à luz do Método Paideia. Saúde debate [Internet]. 5º de junho de 2022 [citado 25º de dezembro de 2024];45(129 abr-jun):315-26. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/4129

Edição

Seção

Artigo Original