CHAMADA DE ARTIGOS PARA NÚMERO ESPECIAL DA SAÚDE EM DEBATE 'SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA COMO DIREITO HUMANO: RUMO À 5ª CNSTT'
Tema: Saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano
Início da Chamada: 14/02/2025
Prazo de submissão: 14/02 a 31/03/2025
Esta chamada é destinada a compor um número especial da revista ‘Saúde em Debate’ SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA COMO DIREITO HUMANO: RUMO À 5ª CNSTT editada pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o Ministério da Saúde (MS). O foco da publicação é propiciar uma reflexão e debate sobre os caminhos e desafios da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, subsidiando a elaboração de propostas para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), cujo tema é Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano.
CONTEXTO
Este número temático tem como objetivo oferecer aos congressistas subsídios advindos das práxis em saúde do trabalhador e da trabalhadora, especialmente sobre as mudanças no mundo do trabalho na última década, a partir da temática e das questões propostas para a 5ª CNSTT, além das reflexões emanadas do 2º Simpósio Brasileiro de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Simbrastt), realizado em novembro de 2022, em Salvador.
Afinal, as novas formas de trabalhar induzidas pela plataformização digital, trouxeram outras formas de adoecimento, muitas delas decorrentes da intensificação da precarização do trabalho, agravadas pela perda de direitos previdenciários e trabalhistas. Além disso, novos desafios são impostos aos trabalhadores e trabalhadoras em função das mudanças climáticas e das formas de exploração no cenário atual e das possibilidades e perspectivas de fortalecimento da saúde do trabalhador e da trabalhadora como Direito Humano.
As conferências de saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras permitem que a população brasileira contribua para a formulação de políticas públicas e direcione as ações de governo, em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde.
Em 2024, após dez anos desde a realização da última conferência da área, iniciam-se as etapas da 5ª CNSTT, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e promovida pelo MS.
EIXOS TEMÁTICOS
Os artigos devem se inserir em um dos seguintes eixos temáticos:
- EIXO 1: A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA
- EIXO lI: AS NOVAS RELAÇÕES DE TRABALHO E A SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA
- EIXO III: PARTICIPAÇÃO POPULAR NA SAÚDE DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS PARA EFETIVAÇÃO DO CONTROLE SOCIAL
- ORIENTAÇÕES GERAIS
O presente número temático receberá artigos inéditos resultantes de pesquisas ou análise de experiências de autores que podem ser docentes, discentes, trabalhadores da saúde, agentes dos movimentos sociais/ONG, dentre outros.
Aceitam-se artigos originais, ensaios, revisões, artigos de opinião, relatos de experiência.
Serão publicados no máximo dois artigos por autor, sendo apenas um como autor principal. Artigos aprovados e não incluídos no número especial poderão ser publicados em números regulares da revista.
A submissão dos artigos deve ser feita no site da ‘Saúde em Debate’ http://www.saudeemdebate.org.br/. Para a redação do artigo seguir as Instruções aos Autores disponíveis em https://saudeemdebate.org.br/sed/about/submissions.
No formulário de cadastro do artigo, em ‘Discussão da pré-avaliação/Comentários para o editor’, explicitar que o artigo está sendo submetido para o número especial ‘SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA COMO DIREITO HUMANO: RUMO À 5ª CNSTT’ e indicar um dos eixos temáticos.
O PRAZO DE SUBMISSÃO DOS ARTIGOS SE ENCERRA EM 31/03/2025.
Cordialmente,
Comitê Editorial.