Saúde mental infantojuvenil e a escola: diálogos entre profissionais da educação e da saúde

Autores

Palavras-chave:

Saúde mental. Saúde pública. Colaboração intersetorial. Educação. Educação continuada.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo apresentar e discutir os resultados de dois grupos focais com  professores de rede pública de ensino no âmbito de  um programa desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Campo Limpo (Capsij  Campo Limpo), visando à integração saúde mental e  educação: o Programa EducAção. Por meio de grupos  focais com os professores que frequentaram as  reuniões do referido programa, e posterior  tratamento analítico dos dados e análise de conteúdo temática, foi possível constatar que o espaço foi  considerado como um lugar de formação  permanente. Entretanto, a análise propiciou o  entendimento além daquele pretendido no escopo do trabalho, posto que se percebeu que o espaço  estudado transcendeu seu objetivo inicial, assumindo  também a função de um lugar de cuidado, escuta e  acolhimento para os professores. Nessa direção, foi  possível concluir que, por se sentirem cuidados pela  equipe do Capsij, os professores foram capazes de  cuidar, ouvir e significar o sofrimento de crianças e  jovens que tinham em seu percurso escolar, repetidas  experiências ligadas às dificuldades de aprendizagem, socialização ou interação, apresentando sofrimento  psíquico grave, e, por isso, serem acompanhadas no  Capsij. 

Publicado

2023-05-31

Como Citar

1.
Silva CD da, Jurdi APS. Saúde mental infantojuvenil e a escola: diálogos entre profissionais da educação e da saúde. Saúde debate [Internet]. 31º de maio de 2023 [citado 22º de outubro de 2024];46(especial 6 dez). Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/6890