Práticas educativas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis à luz do pensamento complexo

Autores

  • Fernanda Karla Metelski Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Oeste – Chapecó (SC), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7833-0438
  • Bruna Coelho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis (SC), Brasil. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis (SC), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4834-3312
  • Betina Horner Schlindwein Meirelles Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis (SC), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1940-1608
  • Fernando Miguel de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis (SC), Brasil.
  • Carine Vendruscolo Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Oeste – Chapecó (SC), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5163-4789
  • Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Mello Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis (SC), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9591-7361

Palavras-chave:

Educação em saúde, HIV, Colaboração intersetorial, Promoção da saúde, Enfermagem

Resumo

A colaboração intersetorial para as práticas educativas em saúde no ambiente escolar é fortalecida pelo Programa Saúde na Escola. O objetivo deste estudo é compreender o desenvolvimento das práticas educativas sobre IST/HIV/aids realizadas nas escolas na perspectiva da equipe multiprofissional de saúde, à luz do pensamento complexo. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou a teoria fundamentada nos dados construtivista como método de análise. Foram realizadas entrevistas intensivas com 35 profissionais de saúde em dois grupos amostrais, audiogravadas, transcritas e analisadas, em três etapas de codificação: inicial, focalizada e teórica. A categoria central ‘Revelando o desenvolvimento das práticas educativas em IST/HIV/aids no âmbito da escola’ emerge de nove subcategorias que desenvolvem um diálogo com a obra ‘Os sete saberes necessários à educação do futuro’. O tema IST/HIV/aids é considerado prioritário e um conhecimento pertinente para as práticas educativas, que requer considerar a complexidade do ser humano para compreender questões profundas, inerentes à condição humana, e que rompa com o paradigma da fragmentação dos saberes. As práticas educativas precisam superar os modelos de palestras, ser diversificadas e enfrentar os desafios e incertezas, evitando as cegueiras do conhecimento, ensinando compreensão e ética humanas, e aproximando jovens, professores e profissionais.

Publicado

2025-02-05

Como Citar

1.
Metelski FK, Coelho B, Meirelles BHS, de Sousa FM, Vendruscolo C, Mello ALSF de. Práticas educativas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis à luz do pensamento complexo. Saúde debate [Internet]. 5º de fevereiro de 2025 [citado 5º de fevereiro de 2025];49(144). Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/9290

Edição

Seção

Artigo Original