Sexualidade e direitos humanos: a SATZ-BR como estratégia interventiva em contexto escolar

Autores

Palavras-chave:

Sexualidade, Direitos Humanos, Saúde sexual, Educação sexual, Intervenção psicossocial

Resumo

Estudos contemporâneos explicitam como a sexualidade é uma dimensão contextual e relacional da vida humana. Essa leitura de sexualidade tem colocado, paulatinamente, novos desafios às noções relativas à saúde, mas também, por extensão, tensionado o campo da garantia de direitos humanos fundamentais. Não por acaso, entidades internacionais e nacionais têm apontado a necessidade de intervenções psicossociais em contexto educativo, como espaço estratégico de garantia de direitos na interface com a sexualidade. Diante da necessidade, verificada na literatura internacional, de intervenções longitudinais, contextuais e não restritivas a uma leitura fisicalista de sexualidade, o presente estudo se propõe a apresentar a adaptação para o Brasil do protocolo de intervenção South Africa and Tanzania (SATZ). Tendo em vista adequações realizadas na presente adaptação, contemplando uma maior abertura para dissidências de gênero e sexualidade, maior ênfase em aspectos dialógicos e participação da comunidade escolar, a SATZ-BR se mostra em consonância com os direitos humanos, com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e com as diretrizes do plano nacional curricular brasileiro.

Biografia do Autor

Adolfo Pizzinato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre (RS), Brasil.

Psicólogo (2001) e Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS (2003). Doutor em Psicologia pela Universitat Autònoma de Barcelona (Prêmio Extraordinário de Tese Universitat Autònoma de Barcelona 2007-2008). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Foi Vice-Presidente do CRP-07 e Presidente da Comissão de Orientação e Ética (2012-2013). Editor Associado da Revista Psicologia: Ciência e Profissão e Membro da Comissão Editorial das revistas Psicologia & Sociedade e Temas em Psicologia. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade da UFRGS, Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa da Pós Graduação em Política Social e Serviço Social da mesma Universidade. Foi coordenador da Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva (2018-2019) e Integra do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH-UFRGS), como coordenador adjunto desde 2022. Coordena o NEPsiD - NÚCLEO DE ESTUDOS E INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL À DIVERSIDADE, cujos temas de interesse giram em torno da Psicologia Cultural, com ênfase em Relações Comunitárias e Processos Identificatórios, principalmente nos campos da infância/juventude, raça/etnicidade, gênero/sexualidade e inclusão social.

Publicado

2025-02-05

Como Citar

1.
Bones Rocha K, Affonso Gomes G, Hamann C, Costa Schnor A, dos Santos Oliveira F, Perinetto Pontel V, et al. Sexualidade e direitos humanos: a SATZ-BR como estratégia interventiva em contexto escolar. Saúde debate [Internet]. 5º de fevereiro de 2025 [citado 5º de fevereiro de 2025];49(144). Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/9063

Edição

Seção

Artigo Original