Vigilância participativa: caminhos para a Saúde Única no Pantanal e na fronteira oeste

Autores

Palavras-chave:

Zoonoses, Sistemas de informação em saúde, Biodiversidade, Participação cidadã em ciência e tecnologia, Vigilância em saúde pública

Resumo

O projeto “Saúde Única no Pantanal: participação da sociedade na vigilância de emergência de zoonoses como efeito pós-incêndios no território e formação de estratégias integradas” objetivou integrar diferentes representações institucionais e da sociedade local; ampliar o uso do Sistema de Informação em Saúde Silvestre – SISS-Geo para o monitoramento de fauna; identificar áreas prioritárias para vigilância de zoonoses e construir caminhos envolvendo a Saúde Única (SU). A primeira atividade foi a realização do webinário (2021), apontando necessidade da realização de eventos mais amplos com a participação de tomadores de decisão em cada um dos territórios escolhidos. Sendo assim, foram executados seminários e oficinas nos estados de Mato Grosso do Sul (2022) e Mato Grosso (2023). A representatividade dos diferentes segmentos nos eventos, possibilitaram a articulação e aproximação dos cidadãos e gestores locais. Nas comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas e ribeirinhos), foi possível abordar os impactos dos incêndios, além de dar oportunidade para que essas pessoas manifestassem suas prioridades e demandas. A apresentação dos resultados do projeto ocorreu em Corumbá - MS (2023), com a participação de representantes de diferentes instituições e segmentos do Brasil e da Bolívia, prospectando e priorizando enfermidades a serem trabalhadas nessa região fronteiriça, num modelo de SU.

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Publicado

2024-04-03

Como Citar

1.
Oliveira JA de, Rodrigues de Mendonça Favacho A, Soares Juliano R, França de Barros L, Zeno P, Pauvolid-Corrêa A, et al. Vigilância participativa: caminhos para a Saúde Única no Pantanal e na fronteira oeste. Saúde debate [Internet]. 3º de abril de 2024 [citado 22º de dezembro de 2024];48(140):e8759. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/8759

Edição

Seção

Relato de Experiência