‘O povo cuidando do povo’: Agentes Populares na promoção de territórios mais sustentáveis e saudáveis
Agentes populares en la promoción de territorios más saludables y sostenibles
Palavras-chave:
Territórios sustentáveis e saudáveis, Território sociocultural, Agentes de saúde pública, Promoção da saúde, Compartilhamento de conhecimentosResumo
A pandemia da COVID-19 provocou impactos profundos na sociedade brasileira, desencadeando a realização de pesquisas com variados recortes, mas pouca atenção foi endereçada à determinação socioambiental da saúde de populações periféricas. Este projeto surge neste contexto, com o objetivo principal de identificar desafios e potencialidades do enfrentamento da pandemia e suas consequências em três territórios periféricos do estado do Rio de Janeiro em situação de vulnerabilização socioambiental.
Este é um estudo qualitativo que conjugou pesquisa, formação, extensão e estratégias de pesquisa quantitativa. Na intenção de levantar dados socioterritoriais sobre esses lugares, criamos um questionário estruturado, desenvolvido e validado com a participação daquelas(es) que vivem e trabalham nos territórios pesquisados. Este inquérito teve dupla finalidade. Foi utilizado como material didático em uma formação de Agentes Populares de Saúde, oferecida à população junto com os movimentos sociais parceiros no projeto, e como instrumento para o levantamento de dados socioterritoriais.
Além dos dados levantados, a principal contribuição desse projeto advém do potencial desta experiência. Assim, além de resultados, este relato visa compartilhar as riquezas e desafios do processo constitutivo dessa investigação, que integrou moradoras(es) das comunidades beneficiadas como pesquisadoras(es) populares, promovendo-as(os) de objeto a sujeito na produção de conhecimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Saúde em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.