Representatividade indígena no ensino superior: promoção de saúde e sustentabilidade além dos territórios

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Práticas interdisciplinares, Políticas afirmativas, Promoção de saúde, Saúde de populações indígenas

Resumo

O acesso dos povos indígenas às universidades brasileiras teve um histórico excludente. Com o
objetivo de analisar implicações e desdobramentos de suas presenças nesses espaços, uma universidade federal foi objeto deste estudo de intervenção por seu pioneirismo. Estudantes indígenas, docentes e gestores expuseram, em grupos focais e entrevistas, ‘não ditos’ do ensino superior indígena. Verificou
se como seus movimentos contemporâneos saem dos territórios e chegam ao setor, dialogando com as propostas da promoção da saúde, sustentabilidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Avanços, dificuldades, contradições e contribuições culturais revelam a importância destes e favorecem questões mais amplas, oferecendo novos olhares a processos desenvolvidos.

Publicado

2024-08-20

Como Citar

1.
Ribeiro AERA, Beretta RC de S, Mestriner Junior W. Representatividade indígena no ensino superior: promoção de saúde e sustentabilidade além dos territórios. Saúde debate [Internet]. 20º de agosto de 2024 [citado 17º de setembro de 2024];48(especial 1 ago):e8709. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/8709