O processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família voltado às pessoas com sobrepeso e obesidade em São Paulo

Autores

Palavras-chave:

Manejo da obesidade. Atenção Primária à Saúde. Qualidade da assistência à saúde. Condições de trabalho. Sistema Único de Saúde.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar as características dos processos de trabalho na Estratégia de Saúde da Família direcionados às pessoas com sobrepeso e obesidade no município de São Paulo. Ancorado no referencial teórico da saúde coletiva sobre processo de trabalho, foi desenvolvido um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Foram realizadas onze entrevistas com profissionais de uma unidade básica de saúde, na zona leste da cidade de São Paulo entre os meses de julho e agosto de 2019. A partir da análise temática, o artigo apresenta os resultados e discussão em três categorias analíticas: objeto de trabalho, instrumentos de trabalho e organização do trabalho. O cuidado às pessoas com sobrepeso e obesidade é mediado pelo baixo investimento em qualificação dos profissionais de saúde sobre o tema, pela falta de materiais técnicos de suporte ao trabalho e pelo modelo de gestão pautado pela produtividade e cobrança de resultados quantitativos. Conclui-se que os profissionais de saúde apresentam pouco domínio sobre seu processo de trabalho cuja finalidade acaba sendo a mudança de comportamento e perda de peso corporal ao invés de considerar as necessidades de saúde dos usuários e profissionais, produzindo por vezes, insatisfação e desgaste com o trabalho.

Publicado

2022-06-27

Como Citar

1.
Jesus JGL de, Campos CMS, Scagliusi FB, Burlandy L, Bógus CM. O processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família voltado às pessoas com sobrepeso e obesidade em São Paulo. Saúde debate [Internet]. 27º de junho de 2022 [citado 29º de março de 2024];46(132 jan-mar):175-87. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/6480

Edição

Seção

Artigo Original