Adesão ao isolamento social na pandemia de Covid-19 entre professores da educação básica

Autores

  • Cássio de Almeida Lima Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) https://orcid.org/0000-0002-4261-8226
  • Celina Aparecida Gonçalves Lima Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Ana Júlia Soares Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) https://orcid.org/0000-0001-6248-4053
  • Priscylla Guimarães Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Wesley Miranda Lourenço de Freitas Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Desirée Sant'Ana Haikal Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) https://orcid.org/0000-0002-0331-0747
  • Rosângela Ramos Veloso Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) https://orcid.org/0000-0003-3329-8133
  • Marise Fagundes Silveira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) https://orcid.org/0000-0002-8821-3160

Palavras-chave:

Professores escolares. Isolamento social. Infecções por coronavírus. Covid-19. Epidemiologia.

Resumo

Este estudo teve por objetivo estimar a prevalência da adesão ao isolamento social e verificar os fatores associados, durante a pandemia de COVID 19, entre professores de Minas Gerais, Brasil. Trata-se de um estudo transversal realizado com uma amostra de 15.641 docentes. Aplicou-se um formulário digital para a coleta dos dados. Foram conduzidas análises descritivas das variáveis, que incluíram adesão ao isolamento social, características sociodemográficas, fatores ocupacionais e condições de saúde autorrelatadas. Utilizou-se o modelo de regressão de Poisson, com variância robusta e estimaram-se razões de prevalências (RP), com intervalos de 95% de confiança.  A prevalência de adesão ao isolamento social foi estimada em 79,8%, cujos fatores associados foram: sexo feminino; faixa etária igual ou superior a 60 anos; vive com o (a) cônjuge; maior carga horária de trabalho; dificuldades no sono; sentimento de tristeza; além de patologias como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, obesidade e doenças respiratórias. Evidenciou-se expressiva prevalência de adesão às medidas de isolamento social entre os docentes, e que a adesão está associada a características sociodemográficas, fatores ocupacionais e condições de saúde dos profissionais da educação.

 

Publicado

2022-07-06

Como Citar

1.
Lima C de A, Lima CAG, Oliveira AJS, Silva PG, Freitas WML de, Haikal DS, et al. Adesão ao isolamento social na pandemia de Covid-19 entre professores da educação básica. Saúde debate [Internet]. 6º de julho de 2022 [citado 23º de dezembro de 2024];46(especial 1 mar):181-93. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/5694