Erro diagnóstico subsidia pacote de reformas que mina a Estratégia Saúde da Família
Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde da Família. Diagnóstico da situação de saúde. Reforma dos serviços de saúde.Resumo
Este ensaio aborda diagnóstico realizado pelo governo federal acerca da Estratégia Saúde da Família (ESF). Tal diagnóstico subsidiou um pacote de reformas implantado pelo Ministério da Saúde, neste âmbito, em 2019. Ficam evidenciados erros técnicos ligados ao diagnóstico e que, alinhados a proposições do Banco Mundial, desconsideram resultados positivos alcançados pela ESF, no campo dos cuidados primários, alcançados nos primeiros quinze anos do século XX. É chamada atenção para o fato de o diagnóstico não se sustentar diante da reconhecida importância das equipes de saúde da família no enfrentamento da atual pandemia provocada pelo Coronavirus.
São exploradas possíveis alternativas para retomar o processo de desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde no Brasil. São reportados, ainda, desafios relacionados com um processo ainda inconcluso de reforma sanitária – questão invisível naquele diagnóstico - cuja apreensão, no entanto, é fundamental para o estabelecimento de estratégias voltadas para o aperfeiçoamento e consolidação da atenção primária na realidade brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saúde em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.