O medo ao cuidar: reflexões sobre uma experiência de educação permanente em tempos de Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Educação permanente. Covid-19. Cuidado. Atenção básica à saúde. Pesquisa parti-cipativa baseada na comunidade.

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise das ações de apoio às equipes de saúde de um município de pequeno porte do Estado do Rio de Janeiro no enfrentamento à Covid-19, em uma parceria universidade-município. A abordagem cartográfica da micropolítica do trabalho e do cuidado em saúde foi o referencial que orientou o trabalho. Entre outras atividades, realizou-se oficinas de educação permanente em saúde mediadas por internet e coordenadas pelos pesquisadores junto às equipes assistencias e gestoras dos rede básica e outros serviços da rede municipal de saúde. Nestes encontros foram identificadas situações-problema, e entre elas emergiu o medo de se contaminar, contaminar outrem, e de morrer, interferindo negativamente no trabalho cotidiano. Mapeou-se esses medos, suas implicações concretas e as potências e ferramentas para seu enfrentamento; discutiu-se a dimensão de atualidade do medo, o afeto como fragilidade mas também como potência, a passagem possível da esperança para o esperançar, e a intuição-inteligência coletivas com aposta.

Publicado

2022-07-07

Como Citar

1.
Junior HS, Barros MC de, Amaral IB da ST, Freitas FP de P, Merhy EE, Seixas CT. O medo ao cuidar: reflexões sobre uma experiência de educação permanente em tempos de Covid-19 . Saúde debate [Internet]. 7º de julho de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];46(especial 1 mar):399-410. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/5099