Educação Permanente em Saúde nos Centros de Atenção Psicossocial: revisão integrativa da literatura
Palavras-chave:
Educação permanente. Políticas públicas de saúde. Capacitação de recursos humanos em saúde. Saúde mental. Serviços de saúde mental.Resumo
Este estudo objetivou compreender a apropriação da Educação Permanente em Saúde (EPS) pelos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Brasil e as iniciativas desenvolvidas no país através de uma revisão integrativa de literatura. Buscaram-se textos publicados em português, inglês e espanhol sobre a EPS nos CAPS no Brasil, entre 2009 a 2019, que abordassem o conceito de EPS; cujos objetivos se referiam a iniciativas de EPS desenvolvidas na CAPS; e sobre as percepções quanto à mudança da prática profissional a partir dessas iniciativas. Foram selecionados 29 estudos. A análise de conteúdo temática identificou quatro categorias empíricas: concepções de EPS nos CAPS; Produção do cuidado e a aproximação com a EPS nos CAPS; Fatores intervenientes e características da EPS nos CAPS e Fatores facilitadores e dispositivos de EPS nos CAPS. Observou-se que a compreensão de EPS por profissionais e gestores aproxima-se do conceito de Educação Continuada. As ações de formação desenvolvidas ainda são pontuais e estão distantes das transformações desejadas no âmbito da saúde. Considera-se necessário fortalecer a relação entre profissionais, gestores, comunidade e instituições de ensino para que essa política se torne eficaz no modelo de atenção psicossocial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saúde em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.