Sistema de Comando de Incidentes e comunicação de risco: reflexões a partir das emergências nucleares

Autores

Palavras-chave:

Gestão da informação. Organizações de planejamento e atendimento a desastres. Centro de controle de emergência nuclear. Centrais nucleares.

Resumo

Usinas nucleares são projetadas com sistemas dedicados a oferecer um alto grau de proteção aos seus trabalhadores, à população e ao meio ambiente. Entre os níveis de proteção da população e do meio ambiente encontra-se o plano de emergência nuclear. Este plano deve conter um segmento específico relacionado com o gerenciamento da comunicação de risco à população. Historicamente técnicas de comunicação de risco surgiram para minimizar danos as pessoas através de estratégias de controle de pânico da população. Entretanto esta questão acha-se pouco desenvolvida no Brasil na área de segurança nuclear. Desta forma, este trabalho visa estabelecer uma proposta inicial no uso da teoria de Sistema de Comando de Incidentes como estratégia de gerenciamento da comunicação de risco em caso de acidente nuclear na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto localizada no Brasil.

Publicado

2020-07-31

Como Citar

1.
Santos MT da R, Silva MV de C, Cardoso TA de O. Sistema de Comando de Incidentes e comunicação de risco: reflexões a partir das emergências nucleares. Saúde debate [Internet]. 31º de julho de 2020 [citado 28º de março de 2024];44(especial 2 jul):98-114. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/3075