Descarte de resíduos de serviços de saúde animal no sul do Brasil: Saúde Única em risco

Autores

  • Kelly Scherer de Oliveira Universidade do Planalto Catarinense
  • Larissa Morello Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)
  • Simone Vassem de Oliveira Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)
  • Lenita Agostinetto Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) https://orcid.org/0000-0002-0468-883X
  • Bruna Fernanda da Silva Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) https://orcid.org/0000-0002-3513-8072
  • Ana Emilia Siegloch Universidade do Planalto Catarinense

Palavras-chave:

Gerenciamento de resíduos. Resíduos de serviços de saúde. Drogas veterinárias. Saúde pública.

Resumo

A pecuária brasileira está em franca expansão, porém associada ao uso de medicamentos veterinários que podem ser considerados contaminantes emergentes. Este estudo objetivou caracterizar o descarte dos Resíduos de Serviços de Saúde Animal (RSSA), especialmente dos medicamentos
veterinários, além de identificar os medicamentos mais usados no município de São Joaquim, Sul do Brasil. Foram entrevistados 84 criadores de gado por meio de questionário estruturado com questões fechadas sobre uso de medicamentos e descarte dos RSSA. Os princípios ativos de medicamentos mais usados foram o antiparasitário ivermectina (68% das propriedades) e o antimicrobiano oxitetraciclina (48%). Após o uso, o descarte dos RSSA foi no resíduo domiciliar, queimado e a depositado no solo. O teste Qui quadrado mostrou associação entre a idade dos participantes e o descarte de perfurocortantes (X2 = 36,36, p= 0,020), evidenciando que agricultores com idade acima de 60 anos costumam reutilizar, aqueles com idade abaixo de 20 anos devolvem no local onde adquirem o material e os demais adotam práticas inadequadas para o descarte. As práticas de descarte dos RSSA adotadas nas propriedades rurais estão em desacordo com a legislação brasileira vigente e podem ocasionar efeitos adversos na saúde humana, animal e ambiental.

Biografia do Autor

Kelly Scherer de Oliveira, Universidade do Planalto Catarinense

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC/CAV (2002), Especialização em Gestão Ambeintal pela UDESC/CAV (2006), Mestre em Ambiente e Saúde pela Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Inspeção de Produtos de Origem Animal, Grandes Animais e Médica Veterinária Oficial temporária do MAPA.ense.

Larissa Morello, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina(2015) e mestrado em Ambiente e Saúde pela Universidade do Planalto Catarinense(2018). Atualmente é da Universidade do Planalto Catarinense. Tem experiência na área de Agronomia. Atuando principalmente nos seguintes temas:gestão de resíduos, embalagens vazias, Malus domestica, pesticida.

 

Simone Vassem de Oliveira, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)

Mestra em Ambiente e Saúde na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Especialista em Ciências Biológicas na área de Gestão Ambiental e Meio Ambiente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pela Escola da Magistratura de Santa Catarina, com complementação em Metodologia do Ensino Superior. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Planalto Catarinense (2005) e em Direito também pela UNIPLAC (2002). Atua como docente no ensino fundamental, no ensino médio, no ensino técnico e no ensino superior. 

Lenita Agostinetto, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)

Possui doutorado (2014) em Produção Vegetal, na área de Fitopatologia, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008), mestrado (2011) e graduação em agronomia (2008) pela mesma universidade. Atua na área disciplinar de Fitopatologia com transmissão de patógenos, quantificação de danos e controle de doenças de plantas. Atualmente exerce a função de docente no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, SC, atuando nas linhas de pesquisa Condições da vida e Manejo ambiental e Ambiente, Sociedade e Saúde, onde desenvolve pesquisas voltadas à gestão de resíduos, toxicologia e contaminação ambiental, além de ministrar aulas nos cursos de graduação (Engenharia civil e Arquitetura e Urbanismo) e na Residência Multiprofissional. Além disso, possui experiência na gestão de ensino superior como coordenador de pós graduação latu sensu. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Ambiental e integrante do Grupo de Estudo em Ambiente e Saúde e do Grupo Homeopatia e Saúde Vegetal. É Editor chefe da Revista LatinoAmericana em Ambiente e Saúde (rLAS) desde 2015. Faz parte do Conselho da Editora da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Dentre as áreas e temas de atuação e interesse estão fitossanidade, manejo fitossanitário sustentável, gestão de resíduos, contaminação e toxicologia ambiental.

Bruna Fernanda da Silva, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)

possui graduação em Ciências Biológicas (2001-2005). É mestre (2007) e doutora (2012) pelo curso de Pós-Graduação em Biologia Geral e Aplicada, área de concentração Biologia de Parasitas e Microorganismos, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Botucatu. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Parasitas de Ovinos. Atualmente é docente e pesquisadora no curso de mestrado (Stricto Sensu) em Ambiente e Saúde da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC atuando nas linhas de pesquisa Condições da vida e Manejo ambiental e Ambiente, Sociedade e Saúde.

Ana Emilia Siegloch, Universidade do Planalto Catarinense

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2006 e 2010, respectivamente) e pós-doutorado em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa oriunda do CNPq/CTHidro entre 2010 e 2011 e pós-doutorado no mesmo programa e instituição com bolsa oriunda do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/ CAPES entre 2011 e 2012. Atualmente é docente da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC. Faz parte do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde, onde leciona disciplinas, orienta alunos de mestrado.

Downloads

Publicado

2019-11-30

Como Citar

1.
Oliveira KS de, Morello L, Oliveira SV de, Agostinetto L, Silva BF da, Siegloch AE. Descarte de resíduos de serviços de saúde animal no sul do Brasil: Saúde Única em risco. Saúde debate [Internet]. 30º de novembro de 2019 [citado 29º de março de 2024];43(especial 3 dez):78-93. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/2608