Panorama da pesquisa sobre tratamento e reúso de efluentes da indústria de antibióticos

Autores

Palavras-chave:

Indústria farmacêutica. Antibacterianos. Tratamento de efluentes industriais. Farmacorresistência bacteriana. Uso de águas residuárias.

Resumo

Este trabalho realizou uma revisão integrativa de artigos científicos indexados entre 2007 e 2017 em diferentes bases de dados sobre o tratamento e o reúso de efluentes provenientes da indústria de antibióticos. Foram encontrados 31 artigos sendo que somente 4 abordaram o reúso de efluente e 1 utilizou um sistema de tratamento em escala real. A maior parte desses estudos foi realizado na Ásia com destaque para a China. Observa-se que no Brasil, que é um dos grandes produtores e consumidores de fármacos do mundo, este tipo de pesquisa ainda é incipiente. Os processos mais encontrados foram os oxidativos avançados que mostraram maior eficiência na remoção de antibióticos, mas podem gerar subprodutos, o que pode representar um risco ainda maior dependendo da substância formada. Os processos biológicos devem ser primeiramente aclimatados aos antibióticos para não serem impactados, entretanto, a liberação destes micro-organismos resistentes no corpo receptor também apresentam um risco ambiental. Os sistemas integrados de membranas ao biológico também foram bem eficientes, mas atenta-se ao risco na destinação final dessas membranas que foram capazes de reter esses compostos. No geral, são necessários mais estudos sobre esta abordagem para reduzir os riscos no desenvolvimento de micro-organismos multirresistentes no  meio ambiente.

Publicado

2019-11-30

Como Citar

1.
Rocha AC de L, Kligerman DC, Oliveira JL da M. Panorama da pesquisa sobre tratamento e reúso de efluentes da indústria de antibióticos. Saúde debate [Internet]. 30º de novembro de 2019 [citado 19º de abril de 2024];43(especial 3 dez):165-80. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/2580