Furando ondas para a qualificação dos gerentes de Unidades Básicas de Saúde

Autores

  • Luzia Maria da Guia Malta Prata Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
  • Elzimar Palhano dos Santos Secretaria Municipal de Saúde – Lago da Pedra (MA)
  • Rosiane de Araújo Ferreira Polido Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Ândrea Cardoso de Souza Universidade Federal Fluminense (UFF) https://orcid.org/0000-0002-6549-8634

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Gestão em saúde. Educação a distância. Tutoria.

Resumo

Este manuscrito apresenta uma narrativa de tutores de diferentes estados do Brasil sobre a experiência do exercício da tutoria, no período de 2016 a 2018, no âmbito de um curso de aperfeiçoamento de modalidade semipresencial direcionado a gestores de Unidades Básicas de Saúde. Um dos grandes desafios da atenção à saúde constitui-se na qualificação de gestores para atuação no Sistema Único de
Saúde. Aos gerentes de Unidades Básicas de Saúde, são necessárias competências de gestão clínica e do cuidado para que sejam produzidos modos efetivos de fazer saúde de maneira colaborativa e efetiva. Os processos de gestão na esfera da atenção básica requerem o uso de ferramentas que possibilitem a adoção de outros modos de ser gerente, como o processo circular, a comunicação não violenta, o fluxograma descritor, o projeto terapêutico singular, além da valorização das tecnologias relacionais para a qualificação dos processos de gestão. Constata-se a capacidade do curso para a ativação de mudanças na qualificação de profissionais para o exercício da gestão de unidades básicas, haja vista o seu potencial de provocar deslocamentos de olhares, posições e saberes no que concerne à função de gerência.

Publicado

2019-12-22

Como Citar

1.
Prata LM da GM, Santos EP dos, Polido R de AF, Souza Ândrea C de. Furando ondas para a qualificação dos gerentes de Unidades Básicas de Saúde. Saúde debate [Internet]. 22º de dezembro de 2019 [citado 29º de março de 2024];43(especial 6 dez):154-60. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/2447