A interface entre o PET-Saúde/ Interprofissionalidade e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde

Autores

  • Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Elen Ferraz Teston Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Arthur de Almeida Medeiros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Palavras-chave:

Serviços de integração docente-assistencial. Recursos humanos. Práticas interdisciplinares.

Resumo

Este ensaio teve como objetivo refletir sobre as contribuições da edição mais recente do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde/Interprofissionalidade para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) no âmbito do Sistema Único de Saúde. Nesse contexto, resgata-se a contemporaneidade da formação em saúde, a Educação Interprofissional e o processo formativo, e a execução do PET-Saúde/Interprofissionalidade como potencializador da prática colaborativa na Atenção Primária. Ressalta-se que, diante dos inúmeros desafios vivenciados pelos serviços de saúde para responder às demandas populacionais variadas e influenciadas pela transição demográfica e epidemiológica, entendemos como necessário ensaiar reflexões sobre a interprofissionalidade e suas contribuições para o fortalecimento da PNEPS. Acredita-se que este material possa subsidiar a discussão e atuação profissional na elaboração e realização de intervenções interprofissionais apropriadas para as diferentes demandas em saúde.

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Publicado

2019-08-20

Como Citar

1.
Almeida RG dos S, Teston EF, Medeiros A de A. A interface entre o PET-Saúde/ Interprofissionalidade e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Saúde debate [Internet]. 20º de agosto de 2019 [citado 26º de abril de 2024];43(especial 1 ago):4-105. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/1827