Estratégias de controle e vigilância de contatos de hanseníase: revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Hanseníase, Monitoramento epidemiológico, Busca de comunicante

Resumo

A pesquisa objetivou analisar as evidências científicas disponíveis sobre controle e vigilância epidemiológica de contatos de hanseníase. Trata-se de uma revisão integrativa norteada pela pergunta: Qual a produção científica sobre controle e vigilância epidemiológica de contatos de hanseníase? Incluíram-se estudos primários, publicados em inglês, português ou espanhol nas bases de dados PubMed, Lilacs e Cinahl, entre 2008 e 2018, disponíveis na íntegra. A amostra foi composta por 19 estudos. Identificaram-se três categorias temáticas: fatores de risco para infecção e adoecimento entre os contatos de hanseníase, vigilância ativa de contatos de hanseníase e novas estratégias de controle e vigilância de contatos de hanseníase. Os resultados mostraram estudos voltados à prevenção e controle da hanseníase entre os contatos, entretanto, as evidências apontam novas estratégias que podem ser incorporadas à prática clínica visando a eliminação da hanseníase como problema de saúde pública no país.

Biografia do Autor

Kezia Cristina Batista dos Santos, Sra., Universidade Federal do Maranhão

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA na linha de cuidados Enfermagem em Saúde Coletiva (em andamento). Pós-graduanda em Saúde Coletiva pela Faculdade Unyleya (em andamento). Especialista em Clínicas Médica e Cirúrgica na área de concentração Saúde do Adulto e Idoso pela Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - RMS/HUUFMA (2018). Graduada em Enfermagem pela Universidade Ceuma - UNICEUMA (2016). Experiência e atuação na linha de pesquisa Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, Hanseníase na Atenção Básica e Saúde do Adulto e Idoso.

Rita da Graça Carvalhal Frazão Corrêa, Dra., Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (1978), graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (1982), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão (2001) e Doutorado em Biotecnologia - RENORBIO pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente, Enfermeiro do Ministério da Saúde, Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão, Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário -UFMA, Revisor do Periódico Revista de Pesquisa em Saúde, Consultor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão- FAPEMA, Membro da Associação Brasileira de Enfermagem, Membro da Comissão Científica do Hospital Universitário -HUUFMA, Coordenadora adjunto do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário-UFMA. Consultor ad-hoc da CONEP/CNS/MS (2016 a 2018). Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisa de Enfermagem em Educação e Saúde da Mulher-NEPESM ? UFMA, membro dos grupos de pesquisa: SAITE-Tecnologia e Inovação em Educação na Saúde; Núcleo de Pesquisa em HPV/UFMA e Epidemiologia das doenças transmissíveis. Membro da Comissão Gestora e Pesquisadora do Banco de Tumores e DNA do Maranhão (BTMA/UFMA). Docente do quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/Mestrado Acadêmico (PPGENF). Tem experiência na área de enfermagem com ênfase em Saúde da Mulher, atuando ainda em Gestão em Serviços de Saúde, Educação em Saúde, câncer, HPV e Hanseníase. 

Isaura Letícia Tavares Palmeira Rolim, Dra., Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2002), e em Teologia (2017) pela UNIGRAN, mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2005) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2008). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Maranhão, desenvolve atividades de ensino nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Enfermagem, Coordena o Mestrado Profissional da Rede Nordeste em Saúde da Família - RENASF, na Nucleadora UFMA. Desenvolve pesquisa nas áreas do Cuidado de Enfermagem, Doenças Transmissíveis, Sistemas de Linguagem Padronizadas e Processo de Enfermagem. É membro revisor de periódicos de Enfermagem. Membro da NANDA-I desde 2016 e da ABEn desde 2000.

Lívia Maia Pascoal, Dra., Universidade Federal do Maranhão

Lívia Maia Pascoal possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2007), Especialização em Emergência em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (2009), Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora Adjunto II na Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, e professora permanente do Mestrado em Enfermagem, Campus São Luís. É orientadora de Mestrado, Iniciação Científica (IC) e Projetos de Extensão. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Promoção da saúde, Enfermagem Médico- Cirúrgica e Pediátrica.

Adriana Gomes Nogueira Ferreira, Dra., Universidade Federal do Maranhão

Doutora e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na área de concentração de Promoção da Saúde. Professora Adjunta II da graduação em Enfermagem (Imperatriz-MA) e do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Enfermagem Obstétrica, Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e Educação Profissional na Área de Saúde. Atua nas seguintes áreas: Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Religiosidade, Prevenção do HIV/aids e Saúde da Mulher. Orientadora de Mestrado, Iniciação Científica (IC) e Projetos de Extensão.

Publicado

2022-05-07

Como Citar

1.
Santos KCB dos, Corrêa R da GCF, Rolim ILTP, Pascoal LM, Ferreira AGN. Estratégias de controle e vigilância de contatos de hanseníase: revisão integrativa. Saúde debate [Internet]. 7º de maio de 2022 [citado 19º de abril de 2024];43(121 abr-jun):576-91. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/1047