Gestão pública no SUS: considerações acerca do PMAQ-AB

Autores

  • Gabriela Mendes da Silva Flôres Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – Santa Cruz do Sul (RS), Brasil.
  • Leni Dias Weigelt Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Departamento de Enfermagem e Odontologia – Santa Cruz do Sul (RS), Brasil.
  • Maristela Soares de Rezende ruz do Sul (Unisc), Departamento de Enfermagem e Odontologia – Santa Cruz do Sul (RS), Brasil.
  • Rosimeri Telles Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde – Santa Cruz do Sul (RS), Brasil.
  • Suzane Beatriz Frantz Krug Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Departamento de Enfermagem e Odontologia e Programa de Pós-Graduação Mestrado em Promoção da Saúde – Santa Cruz do Sul (RS), Brasil.

Palavras-chave:

Avaliação em saúde. Programas nacionais de saúde. Gestão em saúde.

Resumo

O estudo teve como objetivo investigar as percepções dos gestores municipais de saúde na 28ª Região de Saúde do Rio Grande do Sul quanto aos impactos do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) na organização do trabalho e assistência à saúde, bem como os aspectos que traduzem as percepções e o envolvimento deles com o Programa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com 11 gestores de saúde, com análise de dados a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados apresentam aspectos positivos e negativos acerca do PMAQ-AB, evidenciam deficiências no envolvimento dos gestores com o programa, todavia, demonstram impactos positivos para a gestão e assistência em saúde da região em estudo.

Downloads

Publicado

2018-03-31

Como Citar

1.
Flôres GM da S, Weigelt LD, Rezende MS de, Telles R, Krug SBF. Gestão pública no SUS: considerações acerca do PMAQ-AB. Saúde debate [Internet]. 31º de março de 2018 [citado 29º de março de 2024];42(116 jan-mar):237-4. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/809

Edição

Seção

Artigo Original