v. 46 n. especial 4 nov (2022): Acreditação institucional em ouvidorias do SUS e participação da sociedade

Saúde em Debate v. 46, n. especial 4, nov. 2022: Acreditação institucional em ouvidorias do SUS e participação da sociedade

As Ouvidorias Públicas são organismos essenciais e inovadores [...]. Representam a porta de entrada de demandas individuais e coletivas de cidadãos e beneficiários das políticas públicas. No setor saúde nacional, há uma evidente evolução em sua integração aos processos decisórios, a qual reflete a sua institucionalização progressiva. Os artigos publicados nesta edição efetuam reflexões sobre as conexões diretas ou entrelaçadas entre as Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) e processos decisórios em escala setorial. Integrados à temática da governança e da participação da sociedade, tais artigos fornecem análises sobre essas experiências e temas relacionados no contexto nacional e internacional. [Trecho da Apresentação do número especial assinado pelos editores científicos José Inácio Jardim Motta e José Mendes Ribeiro].

Assuntos abordados: sistemas de saúde, mecanismos de governança e porosidade governamental em perspectiva comparada; participação, representação e deliberação no processo decisório do Conselho Municipal de Saúde de Marabá-PA; perfil e manifestações da população de 15 a 29 anos à Ouvidoria-Geral do SUS; Sociedade, fobias e diferenças; mecanismos de governança, instituições societárias e burocracia estatal; vigilância civil em saúde, estudos de população e participação popular; análise do sistema de saúde chileno e sua estrutura na participação social; participação pública em saúde e Covid-19 em Portugal; gestão participativa na Atenção Primária à Saúde em território urbano vulnerável; Acreditação Institucional de Ouvidorias do SUS; construção do processo de Acreditação Institucional de ouvidorias do SUS; as Ouvidorias do SUS e a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública; experiência da Ouvidoria SUS Bahia; Entrevista com Fernando Pigatto – Presidente do Conselho Nacional de Saúde; das lutas contra a ditadura às lutas pela democracia: o pensamento de Antônio Ivo de Carvalho.

Publicado: 2022-11-21

Edição completa

Apresentação

Ensaio

Relato de Experiência