Ensino na Residência em Área Profissional da Saúde no Brasil: análise documental

Autores/as

Palabras clave:

Internato não médico, Ensino, Aprendizagem, Educação de pós-graduação

Resumen

Analisar discursivamente os objetivos educacionais presentes nos documentos oficiais referentes aos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde. Análise de documentos oficiais brasileiros que configuram o ensino para os Programas de Residência em Área Profissional da Saúde. Busca realizada entre fevereiro e abril de 2023 em banco de dados disponibilizados nos sites do Governo Federal do Brasil e do Sistema de Legislação da Saúde do Ministério da Saúde. Realizou-se Análise de Discurso Crítica, na perspectiva de Fairclough. Nove documentos oficiais abordavam os objetivos educacionais dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde. Os dados foram sistematizados em princípios, concepções, valores e estratégias educacionais que orientam os programas de residência e em modo de organização, a partir das atividades de ensino. Os objetivos educacionais dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde caminham rumo a formação técnica dos residentes, enquanto o discurso sobre o modelo educacional, expresso nas atividades de ensino, avança para a ampliação do conceito.

Publicado

2024-09-26

Cómo citar

1.
Paiva AC de O, Silva KL da. Ensino na Residência em Área Profissional da Saúde no Brasil: análise documental. Saúde debate [Internet]. 26 de septiembre de 2024 [citado 16 de octubre de 2024];48(141 abr-jun):e8897. Disponible en: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/8897

Número

Sección

Artículo Original