Proceso circular: evaluación diaria de la gestión de unidades básicas de salud

Autores/as

Palabras clave:

Gestão em saúde. Atenção Primária à Saúde. Conflito.

Resumen

O Curso de Aperfeiçoamento em Gerência de Unidades Básicas de Saúde, Gestão da Clínica e do Cuidado é oferecido no contexto de qualificação da gestão da atenção básica, por meio de parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal Fluminense. Seu propósito é apresentar ferramentas com valor de uso para o cotidiano dos gerentes. Nesse contexto, uma das ofertas para trabalhar as relações cotidianas é o Processo Circular. Este artigo teve como objetivo avaliar a aceitação e a aplicação dessa ferramenta por gerentes de Unidades Básicas de Saúde. Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, com análise a partir do banco de dados secundários, que continha 376 formulários preenchidos pelos egressos do curso. Foram objeto de análise as respostas relativas à questão aberta não obrigatória (n=321), que solicitava ao aluno que identificasse um efeito positivo que poderia ser atribuído ao Curso. Foi realizada busca textual das palavras ‘circular’ e/ou ‘conflito’, sendo identificadas 62 respostas contendo pelo menos uma dessas palavras, constituindo-se no corpus final de análise. A análise permitiu reconhecer que a ferramenta Processo Circular potencializa a formação de um perfil de gerente mediador e facilita o processo de trabalho, apoiando as ações dos gerentes de Unidades Básicas de Saúde.

Publicado

2019-12-22

Cómo citar

1.
Gouvêa MV, Casotti E. Proceso circular: evaluación diaria de la gestión de unidades básicas de salud. Saúde debate [Internet]. 22 de diciembre de 2019 [citado 12 de marzo de 2025];43(especial 6 dez):59-6. Disponible en: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/3273