Diabetes Mellitus na mídia impressa: uma análise das matérias nos jornais do Espírito Santo, Brasil
Palabras clave:
Diabetes Mellitus, Meios de comunicação, Comunicação em Saúde, Sistema Único de SaúdeResumen
Trata-se de um estudo quantiqualitativo, tendo como objetivo analisar, a partir do referencial teórico da Análise Institucional, as matérias veiculadas sobre o diabetes mellitus pela mídia impressa do Espírito Santo, Brasil. A partir da busca em dois jornais de maior circulação do estado, a saber, A Gazeta e A Tribuna, foram identificadas 129 matérias relacionadas ao assunto entre os anos 2014 e 2016. Foi observado, entre outros aspectos, predomínio de matérias em páginas ímpares (51,2%), uso de fotografias (48,1%), gênero informativo (78,3%), omissão do Sistema Único de Saúde (92,2%) e abordagem sobre a prevenção secundária da doença (60,5%). Percebeu-se grande destaque para matérias relacionadas às novas tecnologias em saúde, tons publicitários e estilo de vida configurado como saudável. Assim, o estudo aponta que a mídia impressa tem importante papel na difusão de informações sobre o diabetes mellitus, entretanto, a relação entre saúde e comunicação no estado do Espírito Santo merece ser revista no tocante a essa doença, visto que observa-se na mídia uma ênfase nas novas tecnologias, muitas vezes a serviço de interesses empresariais, e uma lacuna no que se diz respeito à valorização do Sistema Único de Saúde.
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