Características de profissionais de saúde acometidos por Covid-19: revisão integrativa da literatura

Autores

Palavras-chave:

Covid-19. Pessoal de saúde. Sars-CoV-2. Saúde do trabalhador.

Resumo

O objetivo do estudo consistiu em identificar as características de profissionais de saúde acometidos por Covid-19. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura guiada por seis etapas e que pesquisou cinco fontes de dados. Após o estabelecimento do fluxo de seleção do material levantado (N=5.522), determinou-se a amostra de artigos analisada (n=30). Desta, foram sintetizadas informações a respeito das características dos trabalhadores e relativas ao acometimento por Covid-19. Entre os estudos selecionados, foram compilados dados de 10.760 trabalhadores de saúde, predominantemente da equipe de enfermagem (27,3%) e médicos (13,2%). A maior parte (n=20; 66,6%) dos estudos atestou que os profissionais de saúde foram contaminados no ambiente de trabalho, principalmente hospitalar.
A testagem por RT-PCR foi o principal método diagnóstico. Alguns estudos (n=16; 53,3%) relataram
comorbidades prévias entre os trabalhadores. Os principais sintomas da Covid-19 nos profissionais de
saúde acometidos foram: febre, tosse, fadiga e mialgia. Constataram-se características que remontam em perfil concentrado de enfermeiras e médicos contaminados no hospital. Essa realidade foi focalizada entre pesquisas transversais chinesas, italianas e estadunidenses.

 

Biografia do Autor

Ariana Rodrigues da Silva Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

 

 

Publicado

2022-06-06

Como Citar

1.
Rocha RP, Oliveira JLC de, Carvalho AR da S, Matos BAB e, Mufato LF, Ribeiro AC, Silva GKT da. Características de profissionais de saúde acometidos por Covid-19: revisão integrativa da literatura. Saúde debate [Internet]. 6º de junho de 2022 [citado 29º de março de 2024];45(130 jul-set):871-84. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/4667