A clínica no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil: na adolescência, o diagnóstico se escreve a lápis
Palavras-chave:
Adolescente. Avaliação em saúde. Serviços comunitários de saúde mental.Resumo
O artigo tem como objetivo analisar a prática da clínica com adolescentes na Atenção Psicossocial, em um Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil. Utilizou-se a Avaliação de Quarta Geração como percurso teórico-metodológico tendo como parâmetro avaliativo as práticas em saúde na perspectiva da Atenção Psicossocial. Foram realizadas entrevistas com os profissionais do serviço, e observação participante. A análise ocorreu mediante o Método Comparativo Constante. Evidencia-se a tarefa de construir uma clínica que supere os saberes e práticas da psiquiatria tradicional, que incorpore o contexto dos adolescentes, não tendo como eixo central diagnosticar. Torna-se fundamental o deslocamento do foco da atenção da doença para o adolescente, considerando seus desejos, suas relações e os sentidos que atribuem às possíveis perspectivas e caminhos resultantes dos saberes da clínica. É importante a manutenção do processo de constante questionamento em relação a clínica psicossocial com adolescentes, sua repercussão e sua incorporação enquanto uma possibilidade terapêutica transitória e singular.
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