Informação sobre diabetes nos blogs: aplicabilidade do Modelo de Análise do Discurso Noticioso em Saúde
Palavras-chave:
Diabetes Mellitus. Internet. Mídias sociais. Saúde pública.Resumo
No contexto de surgimento da internet, a comunicação através das mídias digitais reconfigurou a forma de produção, apropriação e divulgação de notícias e informações sobre a saúde. Nesse sentido, os blogs constituíram-se em espaço virtual de compartilhamento de ideias e socialização de conhecimento e de informações que possibilitam o surgimento novos problemas e objeto de pesquisa em comunicação e saúde coletiva, bem como contribuir para a disseminação de informações, conhecimentos e notícias sobre a saúde. Observou-se que o mercado de saúde alinhado ao modelo biomédico centrado nas tecnologias e na assistência individual utiliza desse meio para disseminar narrativas sobre a saúde. O estudo tem abordagem qualitativa, caráter descritivo e documental para verificar a aplicabilidade do Modelo de Análise do Discurso Noticioso em Saúde aos blogs que divulgaram notícias sobre a inovação tecnológica em saúde para o cuidado do Diabetes Mellitus. Conclui-se que o Modelo de Análise aplicado aos blogs permitiu observar que as notícias compartilhadas pelas distintas mídias, o medo de acometimento do Diabetes e a esperança de sua cura, se constituem em estratégias de convencimento dos usuários dos blogs, atendendo os interesses da economia de mercado na produção de demandas e necessidades em saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saúde em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.