Análise da produção científica nacional das condições crônicas complexas em pediatria

Autores

Palavras-chave:

Doença crônica pediátrica. Crianças dependentes de tecnologia. Saúde da criança. Cuidado da Criança. Mapeamento bibliométrico.

Resumo

As condições crônicas complexas de saúde são um grupo de condições clínicas permanentes que demandam cuidados contínuos. Os avanços científicos e tecnológicos permitiram que crianças que antes morriam ao nascimento, ou logo após, ganhassem sobrevida à custa de uma complexa rede de cuidados. Os objetivos do estudo foram identificar e analisar a produção científica nacional acerca da temática em pediatria. Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados Scopus e Web of Science. Todos os artigos originais completos publicados sem restrição temporal e que continham palavras-chave selecionadas foram incluídos. A busca foi realizada no campo tópico das ferramentas descritas na metodologia, e o resultado foi unificado e harmonizado no software Vantage Point. Após tratamento e análise, encontraram-se 64 artigos. Foi utilizado o software VOSviewer versão 1.6.16 para identificação dos temas de pesquisa. Os resultados expostos são a distribuição geográfica e temporal da produção científica, as principais instituições pesquisadoras e redes colaborativas, e cinco núcleos temáticos centrais. Há ainda inúmeros desafios relativos às frequentes hospitalizações e aos processos de desospitalização que essas crianças enfrentam. Conclui-se com a necessidade de aprofundamento e exploração do tema de forma colaborativa e com novas questões de pesquisa para avultar a construção do conhecimento nessa temática.

Downloads

Publicado

2023-05-28

Como Citar

1.
Menezes LA de M, Carvalho KM, Gomes MA de SM, Carvalho MSN de. Análise da produção científica nacional das condições crônicas complexas em pediatria. Saúde debate [Internet]. 28º de maio de 2023 [citado 28º de março de 2024];47(137 abr-jun):284-97. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/7989