Atenção à saúde de pessoas em situação de rua no cotidiano da atenção primária: scoping review

Autores

Palavras-chave:

Pessoas mal alojadas. Atenção Primária à Saúde. Estratégias de saúde nacionais. Acesso aos serviços de saúde. Equidade em saúde.

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar o estado da arte sobre a atenção à saúde de pessoas em situação de rua no cotidiano da Atenção Primária à Saúde. Adotou-se o método de scoping review, proposto pelo Joanna Briggs Institute (JBI), e foi utilizado o checklist do Prisma Extension for Scoping Reviews (Prisma-ScR) para maior transparência metodológica e rigor na apresentação dos resultados. A busca em bases de dados ocorreu em outubro de 2021, e incluiu PubMed, Lilacs, Scopus, Cochrane Central, Web of Science e Cinahl. Foram encontrados 21.940 artigos nas seis bases de dados, dos quais, 31 constituíram a amostra final deste estudo. Esta revisão constatou que a atenção à saúde de pessoas em situação de rua é um desafio à saúde pública e requer mais investimentos profissionais e de políticas transversais. Como as necessidades de saúde dessas pessoas têm uma configuração diferente e clamam por atenção imediata, constitui-se um desafio a construção do vínculo e o desenvolvimento de ações de promoção da saúde, considerando os aspectos multifatoriais e multifacetados que envolvem as pessoas em situação de rua.

Downloads

Publicado

2023-05-28

Como Citar

1.
Gontijo LA, Silva BM da, Viegas SM da F. Atenção à saúde de pessoas em situação de rua no cotidiano da atenção primária: scoping review. Saúde debate [Internet]. 28º de maio de 2023 [citado 28º de março de 2024];47(137 abr-jun):316-32. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/7808