Processo regulatório da Estratégia Saúde da Família para a assistência especializada

Autores

  • Milene da Silva Dantas Milene da Silva Dantas Silveira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campo Grande (MS), Brasil.
  • Luiza Helena de Oliveira Cazola Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campo Grande (MS), Brasil.
  • Albert Schiaveto de Souza Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campo Grande (MS), Brasil.
  • Renata Palópoli Pícoli Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campo Grande (MS), Brasil.

Palavras-chave:

Regulação e fiscalização em saúde. Estratégia Saúde da Família. Acesso aos serviços de saúde.

Resumo

Objetivou-se conhecer o processo regulatório da Estratégia Saúde da Família para a assistência especializada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Estudo descritivo, com 53 médicos, cuja coleta de dados utilizou um questionário estruturado e autoaplicável. Os profissionais (50,9%) consideraram que a regulação contribui para a coordenação do cuidado, que a devolução dos encaminhamentos deve-se à falta de clareza dos resultados dos exames (57,1%) e que a principal medida para melhoria do acesso à atenção especializada seria o aumento de vagas. Uma maior comunicação entre os profissionais envolvidos no processo regulatório deve ser incentivada, de modo a possibilitar o exercício pleno de suas funções.

Publicado

2018-03-31

Como Citar

1.
Milene da Silva Dantas Silveira M da SD, Cazola LH de O, Souza AS de, Pícoli RP. Processo regulatório da Estratégia Saúde da Família para a assistência especializada. Saúde debate [Internet]. 31º de março de 2018 [citado 7º de dezembro de 2021];42(116 jan-mar):63-72. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/771

Edição

Seção

Artigo Original