Hospitais filantrópicos beneficiados por programa de incentivo financeiro: uma análise de desempenho

Autores

  • Tanira Gomes de Toledo Barros Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.
  • Carla Gianna Luppi Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Escola Paulista de Medicina (EPM), Departamento de Medicina Preventiva – São Paulo (SP), Brasil.

Palavras-chave:

Administração hospitalar. Serviços de saúde. Indicadores de serviços. Gestão em saúde. Serviços hospitalares.

Resumo

O estado de São Paulo adotou um programa de incentivo financeiro para hospitais filantrópicos. O objetivo deste estudo foi analisar o desempenho dos hospitais participantes desse programa em 2012. Foram analisados os indicadores de desempenho segundo o porte hospitalar e o porte municipal, empregando-se o modelo de desempenho do Proadess (Avaliação de Desempenho do Sistema de Saúde). Encontrou-se diferença no desempenho dos hospitais segundo porte: os hospitais de pequeno porte apresentaram resultados desfavoráveis com relação aos indicadores de acesso, eficiência e efetividade. Esse resultado corrobora a necessidade de reavaliar programas de incentivo financeiro para hospitais de pequeno porte configurados como hospitais gerais.

Publicado

2018-03-31

Como Citar

1.
Barros TG de T, Luppi CG. Hospitais filantrópicos beneficiados por programa de incentivo financeiro: uma análise de desempenho. Saúde debate [Internet]. 31º de março de 2018 [citado 28º de março de 2024];42(116 jan-mar):52-6. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/769

Edição

Seção

Artigo Original