Avaliação da atuação da rede comunitária de saúde mental em um município paulista de médio porte

Autores

  • Carlos Alberto dos Santos Treichel Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Rosana Teresa Onocko Campos Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) https://orcid.org/0000-0003-0469-5447

Palavras-chave:

Saúde mental. Serviços comunitários de saúde mental. Atenção Primária à Saúde. Pesquisa sobre serviços de saúde. Avaliação em saúde.

Resumo

Tendo como norteadores as recentes mudanças na condução das políticas de saúde mental no país e as disparidades em saúde vivenciadas por pessoas que convivem com transtornos mentais, este estudo buscou avaliar a atuação de uma rede de saúde mental comunitária a partir de três componentes principais: 1) a caracterização do perfil dos usuários; 2) a identificação das ofertas terapêuticas; e 3) a identificação dos cuidados clínicos recebidos pelos usuários em cada um dos serviços estudados, a saber: Centro de Atenção Psicossocial-II; Centro de Atenção Psicossocial-AD; ambulatório; e 13 serviços de Atenção Básica. Trata-se de um estudo transversal baseado em documentos, realizado através da análise de 4582 prontuários. Foram evidenciadas diferenças importantes entre os serviços quanto ao seu funcionamento e diálogo com outros pontos da rede de atenção. As ofertas terapêuticas foram caracterizadas principalmente pela oferta de consultas médicas e consultas individuais com profissionais da equipe multidisciplinar. Houve baixa utilização dos recursos comunitários e das oficinas terapêuticas. Foi observada ainda baixa oferta de cuidados clínicos aos usuários dos serviços especializados, em contraponto com a Atenção Básica, que, por sua vez, mostrou-se enquanto um serviço potente e necessário para o cuidado das pessoas com transtornos mentais.

Downloads

Publicado

2022-06-27

Como Citar

1.
Treichel CA dos S, Campos RTO. Avaliação da atuação da rede comunitária de saúde mental em um município paulista de médio porte. Saúde debate [Internet]. 27º de junho de 2022 [citado 19º de abril de 2024];46(132 jan-mar):121-34. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/6255

Edição

Seção

Artigo Original