Cultivo Biodinâmico de Plantas Medicinais em Agroflorestas na Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis: uma proposta pedagógica de formação-ação

Autores

  • Gislei Siqueira Knierim Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Virginia da Silva Corrêa Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Nelson Filice de Barros Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (DSC/FCM/Unicamp). https://orcid.org/0000-0002-2389-0056
  • Marcos Antonio Trajano Ferreira Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SSDF) https://orcid.org/0000-0002-0709-6063
  • Ximena Soledad Moreno Sepúlveda Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Ana Paula Andrade Silva Milhomem Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • André Luiz Dutra Fenner Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) https://orcid.org/0000-0002-6217-3893

Palavras-chave:

Formação-ação. Cultivo biodinâmico. Plantas medicinais. Agrofloresta. Territórios.

Resumo

A formação-ação no contexto da Saúde Coletiva pode ser estratégica para a resistência a esse modelo de agronegócio deletério e excludente, pois engendra um conjunto de práticas que modificam não somente a maneira de sentir, pensar e agir em relação aos usos da terra, e fortalecem o movimento agroecológico, práticas integrativas complementares de cuidado e as formas solidárias, democráticas e inclusivas de se relacionar com a natureza. A formação-ação: Cultivo Biodinâmico de Plantas Medicinais em Agroflorestas na Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis no Distrito Federal nasce da confluência de outras experiências associada à necessidade de construir estratégias para a formação de profissionais e comunidades relacionados a ações em saúde para a promoção de territórios saudáveis e sustentáveis, constituído de bases teórico-metodológicos que envolvem educandos, educadores e comunidades, e articula diferentes categorias de análise para a construção e ressignificação do conhecimento, e conta com ferramentas pedagógico-metodológicas baseadas na Pedagogia da Alternância e organizadas em tempos distintos do processo de ensino-aprendizagem. A matriz Curricular com 2 módulos: Desenvolvimento, Ciência e Saúde e Agrofloresta, Arranjos produtivos e Saúde. A formação é um meio de transformar a realidade local, de promover a saúde, de dialogar com as comunidades e de reconhecer os territórios.

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

1.
Knierim GS, Corrêa V da S, Barros NF de, Ferreira MAT, Sepúlveda XSM, Milhomem APAS, et al. Cultivo Biodinâmico de Plantas Medicinais em Agroflorestas na Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis: uma proposta pedagógica de formação-ação . Saúde debate [Internet]. 4º de julho de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];46(especial 2 jun):149-62. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/5043