Uso de leitos hospitalares privados por sistemas públicos de saúde na resposta à Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Administração de serviços hospitalares. Administração de saúde pública. Serviços médicos de emergência. Parcerias Público-Privadas.

Resumo

Nesse estudo examinamos estratégias adotadas por países com sistemas públicos de saúde que expandiram a oferta de leitos por meio da utilização de hospitais privados na resposta à COVID-19. Utilizamos estudo de casos selecionados para explorar o contexto institucional em que as medidas foram implementadas, os instrumentos de gestão utilizados e como se caracterizou a ação governamental em oito países: Austrália, Espanha, Irlanda, Itália, Chile, México, Peru, além do Brasil. Essa análise pode auxiliar a identificar mecanismos de gestão de sistema de saúde necessários para coordenação de ações governamentais para resposta a situações de ESP, bem como para aperfeiçoar a governança dos sistemas de saúde na relação entre setores público e privado.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

1.
Massuda A, Tasca R, Malik AM. Uso de leitos hospitalares privados por sistemas públicos de saúde na resposta à Covid-19. Saúde debate [Internet]. 30º de junho de 2022 [citado 18º de abril de 2024];44(especial 4 dez):248-60. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/4383