Satisfação de negros e não negros assistidos por Centros de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas

Autores

  • Nelma Nunes da Silva Universidade Federal do Amapá (Unifap)
  • Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira Universidade de São Paulo (USP)
  • Heloísa Garcia Claro Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Gabriella de Andrade Boska Universidade de São Paulo (USP)
  • Mônica Silvia Rodrigues de Oliveira Universidade Federal do Amapá (Unifap)
  • Ronédia Monteiro Bosque Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Palavras-chave:

Serviços de saúde mental. Pesquisa sobre serviços de saúde. Satisfação do paciente. Grupo com ancestrais do continente africano.

Resumo

O artigo objetivou analisar comparativamente a satisfação de usuários negros e não negros de Centros de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas de três estados brasileiros. Estudo quantitativo, transversal e avaliativo, com dados coletados por meio de entrevistas seguidas de análise inferencial. Participaram do estudo 707 usuários, a maioria homens, autodeclarados negros, com média de idade de 44 anos. Os resultados mostram que usuários negros e não negros estavam igualmente satisfeitos com a assistência ofertada, sobretudo com a competência e compreensão dos profissionais, acolhimento e ajuda recebida.  Os Centros de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas são locais potentes para o cuidado de qualquer tipo de população com necessidades decorrentes do uso de substâncias.

Publicado

2022-06-05

Como Citar

1.
Silva NN da, Oliveira MAF de, Claro HG, Fernandes IF de AL, Boska G de A, Oliveira MSR de, Bosque RM. Satisfação de negros e não negros assistidos por Centros de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas. Saúde debate [Internet]. 5º de junho de 2022 [citado 28º de março de 2024];44(127 out-dez):1201-13. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/3321

Edição

Seção

Artigo Original