Metodologias para alocação equitativa de recursos financeiros em saúde: uma revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Alocação de recursos. Financiamento governamental. Sistemas de saúde. Financiamento da assistência à saúde. Literatura de revisão como assunto.

Resumo

Há diversas experiências no mundo que visam o desenvolvimento de metodologias para alocação de recursos para a saúde, contudo o que resta saber é até que ponto a equidade é operacionalizada nestes métodos. Por isso, este estudo objetivou analisar o que tem sido produzido nas literaturas nacional e internacional a respeito das metodologias de alocação equitativas de recursos em saúde e suas dimensões. Realizou-se uma revisão integrativa em três portais/bases de dados (Bireme, PubMed e Scopus) de artigos científicos, publicados em português, inglês e espanhol. Foram identificados nos artigos o(s) objetivo(s), o método do estudo utilizado pelos pesquisadores e a abordagem sobre a metodologia de alocação de recursos em saúde no que se refere à discussão/operacionalização da equidade. Ainda são poucos estudos em que alocação equitativa é o tema central. Há certa imprecisão sobre a delimitação entre ‘alocar’ e ‘financiar’. Em geral as metodologias precisam admitir as implicações (bio)éticas relativas à equidade, devem se basear minimamente na dimensão per capita em conjunto, compulsoriamente, com a orçamentação incremental, as questões sociodemográficas, sociossanitárias e epidemiológicas e ter centralidade na ‘necessidade de saúde’, sendo necessário um constante aperfeiçoamento da metodologia ao longo do tempo para refinar a operacionalidade da equidade.

Downloads

Publicado

2020-10-10

Como Citar

1.
Carnut L, Mendes Áquilas, Leite MG. Metodologias para alocação equitativa de recursos financeiros em saúde: uma revisão integrativa. Saúde debate [Internet]. 10º de outubro de 2020 [citado 28º de março de 2024];44(126 jul-set):902-18. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/3313