Educação ambiental no processo de territorialização em saúde: apresentação de um método utilizado

Autores

  • Sarah Leite Gomes Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) https://orcid.org/0000-0001-7291-6112
  • Alessandra Buonavoglia Costa-Pinto Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
  • Paula Peixoto Messias Barreto Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Palavras-chave:

Métodos. Educação em ambiental. Saúde ambiental. Território em saúde.

Resumo

O objetivo deste artigo foi apresentar um método qualitativo de abordagem da Educação Ambiental no processo de territorialização em saúde. O percurso metodológico que dá origem a este texto é uma pesquisa-ação cujo estudo é do tipo exploratório e descritivo de abordagem qualitativa através do desenvolvimento de oficinas. Foram realizados 6 encontros para atender aos objetivos propostos. As atividades foram desenvolvidas por um moderador e contaram com a participação 60 Agentes Comunitários de Saúde atuantes em um município de pequeno porte do interior e litoral da Bahia. Os resultados apontam que é elementar a incorporação de novas práticas que demonstrem o território além de demarcações geográficas, valorizando a concepção ampliada de ambiente e suas relações com a saúde.  Surge como proposta a reorganização dos processos de trabalho no sentido de buscar multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e participação efetiva no processo de territorialização à luz da educação ambiental.

Downloads

Publicado

2019-12-13

Como Citar

1.
Gomes SL, Costa-Pinto AB, Barreto PPM. Educação ambiental no processo de territorialização em saúde: apresentação de um método utilizado. Saúde debate [Internet]. 13º de dezembro de 2019 [citado 21º de novembro de 2024];43(especial 5 dez):218-31. Disponível em: https://saudeemdebate.org.br/sed/article/view/2731